Bolsas de Estudo para França

Aqui você vai saber o passo-a-passo a seguir para aumentar fortemente as suas chances de ser seleccionado pelo programa

Trata-se de um programa de bolsas de estudo, destinado a pessoas de nacionalidade moçambicana e sem restrição de idade. Dentro do programa, existe (por interpretação) uma subdivisão que é caracterizada pelo respectivo financiador, que pode ser por exemplo: o governo francês (representado pela embaixada da França em Moçambique), a Total Energies EP Moçambique Area 1 Limitada (adiante designada por TEP Moz), e outros possíveis financeadores.

É importante frizar que o número e natureza dos financeadores pode variar dependendo de cada campanha. Isto pode ser observado por exemplo nas campanhas de 2024-2025 e 2025-2026, onde os financeadores foram governo francês e a TEP Moz (em ambas campanhas), porém com op diferencial de que para a campanha 24/25 houve mais fincanceamentos como a france excellence, bourse excellence eiffel, erasmus plus, bourse excellence majeur e outros financiamentos.

Um ponto não menos importante a salientar é que o programa em todas as suas campanhas abre espaço para guiar e dar todas as indicações sobre os trâmites a serem seguidos por aqueles que tenham a possibilidade (e assim o queiram fazer) de seguir para a formação na França através de auto-financiamento. Tendo isto explicado, pode-se concluir claramente que o programa é bastante sólido e amplo, podendo abranger todo o tipo de candidato, não importando a sua origem geográfica, condição financeira, status social ou qualquer outra condição que possa ser considerada como concorrência desleal.

O importante aqui é saber como construir a sua candidatura!

E para isso, basta seguir as informações abaixo e entrar em contacto connosco para esclarecimento de dúvidas e mentoria!!

BREVE HISTÓRICO

Como Contruir A Sua Candidatura

Bright living room with modern inventory
Bright living room with modern inventory

Para a construção do dossier de candidatura para o programa, existem documentos que constituem obrigação, e estes são:

  1. CV, carta de motivação, projecto académico/profissional, certificado de conclusão do nível anterior ao qual se concorre e certificado de notas.

Porém, de modo a tornar a candidatura mais sólida, interessante e atrativa, existem outros documentos que podem ser tomados como facultativos, mas que a sua existência trás um outro brilho ao dossier:

  1. Carta de recomendação, certificado/s de proeficiência em outras línguas para além do português, certificações que justifiquem o teu expertise em determinada área (desporto, softwares, saúde, empreendedorismo, etc), certificados de mérito ou honra por algum feito, etc. Resumidamente, tudo aquilo que te torne diferente entre os candidatos (obviamente, devendo haver uma correlação com aquilo para quê está a concorrer.

De lembrar que os documentos que irão chamar atenção quanto ao seu perfil são o CV, a carta de motivação e o projecto. Então estes devem ser produzidos de forma técnica, científica, coerente e atractiva, que te diferenciem e te coloquem em destaque.

Para tal, colocamo-nos ao seu dispôr para lhe mentorar no processo de criação do seu dossier de candidatura, pelo que convidamos-lhe a entrar em contacto através do formulário de contacto abaixo.

CAMPANHA 2026-2027

Para a campanha 26/27, as candidaturas para as bolsas de estudo estarão abertas até o dia 14 de Janeiro de 2026 e a CANDIDATURA é feita no seguinte link: https://www.bolsasparafranca.com/inscreva-se. Importante saber que para esta campanha, as bolsas serão somente para os níveis de mestrado e doutoramento.

ATENÇÃO CANDIDATOS AO MESTRADO!

A jornada para os candidatos de mestrado é mais apimentada. Estes devem ao mesmo tempo que se candidatam à bolsa, prepararem as candidaturas às universidades, visto que no sistema de esducação francês, para poder cursar um mestrado (master 1), deve-se ser aceito em uma instituição à qual ter-se-à antepadamente concorrido. Ser admitido numa universidade francesa é condição necessária para obter a bolsa.

De lembrar que a universidade deve ser pública e que se deve observar o limite máximo de anuidade cinco mil euros (5.000,00 £). Para mais informações geraism consulte o seguinte link: https://www.bolsasparafranca.com/manual

Para se candidatar à universidade, pode usar a plataforma mon master, cujas datas de abertura e fecho de candidaturas estão disponíveis no link: https://information.monmaster.gouv.fr/calendrier/

Requisitos para Obtenção da Bolsa

  1. Ter a nacionalidade Moçambicana

  2. Ser residente em Moçambique

  3. Em devido tempo, estar matriculado numa instituição de ensino superior francesa para iniciar um curso “master” ou "doctorat" a partir de Setembro de 2026

Benefícios da Bolsa de Estudos

  1. A viagem de ida e volta Moçambique-França

  2. Um subsídio mensal (suficiente para cobrir todas as despesas de subsistência e de alojamento em França)

  3. O pagamento da despesa anual de escolarização na instituição de ensino superior em França

  4. A isenção de taxa de visto

  5. A segurança social e seguro de saúde durante a sua estadia em França

  6. A assistência administrativa e logística de Campus France, operador do Ministério Francês para os Assuntos Europeus e Negócios Estrangeiros

  7. A prioridade para o acesso a uma residência estudantil em França (a bolsa não da acesso a um alojamento automático em França. O bolseiro tem que pesquisar e pagar o seu alojamento com o seu subsídio.)

Critérios de Pré-selecção

  1. Tenha se destacado no seu percurso académico e ou profissional;

  2. Apresente um projecto de estudos coerente, harmonioso e que tenha projecção profissional;

  3. Finalize a sua candidatura online no website _https://www.bolsasparafranca.com/inscreva-se_ e preencha devidamente os espaços apresentados no mesmo, inserindo os devidos documentos exigidos;

  4. Apresente uma prova de candidatura em 3 ou mais universidades elegíveis com os critérios seguintes

    • Deve ter uma taxa de escolarização não superior a 5000 euros anuais;

    • Deve ser um diploma nacional de mestrado reconhecido pelo Ministério Francês de Ensino Superior e Investigação ;

    • Deve ser uma formação leccionada em uma instituição de ensino superior pública;

    • Deve ser uma formação leccionada no território francês;

  5. Apresente o certificado de língua exigido pela universidade onde se candidatou.

Mestrado

Doutoramento (entre em contacto com a nossa equipa)

Critérios de Selecção (aplicável sob entrevista a ser feita no idioma do projecto de estudos)

  1. As competências e o mérito do candidato, tal como indicado pelo seu percurso académico e experiência profissional;

  2. A qualidade do seu projecto de estudos e a sua coerência com os seus antecedentes;

  3. O nível de proficiência em línguas estrangeiras e a sua adequação com o currículo sugerido;

  4. A apresentação, até dia 05 de Junho, da carta de admissão da universidade (mestrado)

Nos contacte para satisfazer as suas dúvidas

NOTA: Verifique o SPAM do seu e-mail caso não receba as respostas